6a Corrida da Liberdade



Regulamento

1 – Data e hora da realização do evento

1 – Data e hora da realização do evento No dia 28 de Abril de 2024, pelas 10H00, realiza-se a 6.ª Corrida da Liberdade da União de freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, com a distância de 10000 metros, com partida e chegada na Avenida Diogo Leite, junto à Taberninha do Manel, em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, integrando ainda uma caminhada com a distância de 4200 metros, sem fins competitivos.



2 – As corridas e a caminhada

Será uma corrida com a distância de 10000 metros, para atletas federados e não federados, nascidos em 2005 e anteriores e a caminhada terá a distância de 4200 metros, destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos.

3 – Os percursos


Percurso de 10000 metros

Partida – Avenida de Diogo Leite; Avenida de Ramos Pinto; Cais de Gaia; Cais Fontaínha; Cais Capelo Ivens; Cais do Cavaco; Cais do Lugan; Rua da Praia; Avenida Afonso de Albuquerque; Rotunda do Lago do Linhó; Rua da Praia; Rua Abílio de Azevedo; Largo Padre Joaquim de Araújo; Rua 27 de Fevereiro; Rua da Praia; Cais do Lugan; Cais do Cavaco; Cais Capelo Ivens; Cais Fontaínha; Cais de Gaia; Avenida de Ramos Pinto; Avenida de Diogo Leite, junto da Taberninha do Manel – Chegada.

Powered by Wikiloc

Percurso de 4200 metros

Partida – Avenida de Diogo Leite; Avenida de Ramos Pinto; Cais de Gaia; Cais Fontaínha; Cais Capelo Ivens; Cais do Cavaco; Cais Capelo Ivens; Cais Fontaínha; Cais de Gaia; Avenida de Ramos Pinto; Avenida de Diogo Leite, junto da Taberninha do Manel – Chegada


Video dos percursos da 6a Corrida da Liberdade / Caminhada 2024





4 – Organização

É uma organização da Nascidos para Correr – Associação Desportiva, com sede na Rua Duarte Oliveira, n.º 556 – B, Perosinho, 4415-087 Vila Nova de Gaia, com o apoio das seguintes entidades: - Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; - União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada; - Federação Portuguesa de Atletismo; - Associação de Atletismo do Porto; - Conselho Regional de Arbitragem da AAP; - Polícia de Segurança Pública;



5 – Informações e inscrições

5.1 – Preço da inscrição:



Para a corrida de 10000 metros

Limite de 1.000 atletas

Até 05 de Março 10,00 Euros ;

Até 06 de Abril 12,00 Euros ;

Após 06 de Abril 14,00 Euros .

Caminhada de 4200 metros, sem fins competitivos

Limite de 1.000 participantes

Até 05 de Março8,00 Euros;

Até 06 de Abril 10,00 Euros;

Após 06 de Abril 12,00 Euros.



5.2 – Locais de inscrição

- Inscrições On-line em http://nascidosparacorrer.pt/



5.3 – Os participantes deverão utilizar a t-shirt oficial do evento, na corrida e caminhada.



5.4 – O limite de inscrições é de 1.000 participantes na corrida de 10000 metros e de 1.000 na caminhada de 4200 metros.



5.5 – Entrega dos kits de participação

A anunciar brevemente



5.5.1 – Documentação necessária para levantamento dos kits de participação:

Confirmação da inscrição com o número do dorsal. Documento de identificação pessoa, cartão do cidadão, bilhete de identidade ou carta de condução.



5.6 – Não é permitida a participação de atletas em bicicletas, acompanhados por animais, skates ou patins, tendo em conta a segurança dos participantes.



5.7 – Nos termos da legislação em vigor, a emissão de fatura, deverá ser solicitada o mais tardar até ao quinto dia útil seguinte, ao dia do pagamento, fornecendo-nos o número de identificação fiscal.



5.8 – As inscrições realizadas on-line, têm 72 horas para efetuar o pagamento. Caso não o faça, terá de ir á sua área pessoal e gerar um novo pagamento.

Informações: Tel. 914505150, das 10H00, às 19H00, em http://nascidosparacorrer.pt e [email protected]



6 – Escalões

5.ª Corrida da liberdade da União de freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada de 10000 metros, nascidos em 2005 e anteriores – Hora: 10H00 Caminhada de 4200 metros, para todas as idades – Hora: 10H00



7 – Classificações

5.ª Corrida da liberdade da União de freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada. Para as corridas jovens serão atribuídas medalhas para os 5 primeiros classificados e escalão e género. 10000 metros – Classificações individuais para atletas; seniores masculinos e femininos, veteranos M35-M40-M45-M50-M55-M60-M65 e veteranas F35-F40-F45-F50-F55, com prémios monetários. Prémios não acumulam. Esta prova é cronometrada com o sistema eletrónico chip de dorsal descartável. Todos os atletas inscritos na 5.ª Corrida da liberdade da União de freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada de 10000 metros, devem utilizar o chip. O chip encontrase codificado para o atleta, é pessoal e intransmissível. A leitura do chip, apenas ocorrerá se for colocado conforme as instruções. A organização, não se responsabiliza pela falha da apresentação de resultados, resultante da sua má colocação. A organização desqualificará todos os atletas que efetuem a prova com: 1. Um chip de outro atleta 2. Mais do que um chip. A caminhada de 4200 metros, não tem classificação, é sem fins competitivos.



8 – Medalha e Kit



8.1 – Será entregue uma medalha comemorativa, aos participantes que concluírem a prova de 10000 metros, sendo obrigatória a apresentação do dorsal do atleta.



8.2 – Os tamanhos das t-shirts, serão distribuídos, no momento da recolha do kit, conforme os pedidos efetuados, aquando da inscrição. Caso se verifique rutura de stock em algum tamanho, a organização proporá ao participante, um tamanho alternativo. A organização solicita o tamanho pretendido na ficha de inscrição



9 – Júri

O Júri da prova, é da responsabilidade do Conselho Regional de Arbitragem da Associação de Atletismo do Porto.



10 – Acompanhamento

10.1 – A assistência médica será colocada à disposição durante o percurso, partida e chegada da prova.

10.2 – Só poderão acompanhar a corrida e a caminhada, as viaturas que tenham identificação da organização e as viaturas policiais.



11 – Infrações

- Não efetuem o controlo de partida; - Não cumpram o percurso na sua totalidade; - Não levem o dorsal bem visível, durante a prova; - Não respeitem as instruções da organização; - Falsifiquem qualquer elemento relativo à sua inscrição; - Corram com o dorsal de forma incorreta; - Corram por cima dos passeios.



12 – Regulamento

Os casos omissos no presente regulamento, serão resolvidos de acordo com o Regulamento Geral de Competições da federação Portuguesa de Atletismo.



13 – Recursos

Apresentação de protestos – Qualquer reclamação, terá de ser apresentada por escrito, em papel timbrado clube, ao júri da prova, até 10 minutos depois de terminada a corrida, juntamente com a importância de 100,00 Euros (Cem euros), a qual será devolvida se o protesto for deferido (de acordo com a normativa da IAAF, International Association of Athletics Federations e da FPA, Federação Portuguesa de Atletismo).



14 – Seguro

Seguro – A organização da Prova, fará um seguro desportivo nominal a todos os participantes.



15 – Duração

A corrida de 10000 metros e a caminhada terão a duração máxima de 3horas



16 – Aceitação

16.1 – É reservado o direito à organização a aceitação das inscrições.

16.2 – Ao inscreverem-se, todos os participantes aceitam o presente regulamento, no surgimento de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a organização



17 – Controlo antidopping

Os participantes poderão estar sujeitos a efetuar una análise de controlo antidopagem



18 – Direitos de imagem

O participante, ao proceder à inscrição, autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem, captada nas filmagens que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução, em peças comunicacionais de apoio.



19 – Cancelamento/Alteração da inscrição

Até 21 de Abril, serão aceites pedidos de alteração de inscrição. A partir de 21 de Abril, não serão aceites pedidos de alteração de inscrição.



20 – Cancelamento do evento

O cancelamento do evento, pode ocorrer, derivado a fatores externos à organização: Catástrofes naturais, greves, manifestações, impossibilidade de usar as vias de circulação de trânsito, impossibilidade de usar telecomunicações, restrições do governo, nova legislação. Nestes casos a organização, reserva-se no direito de nos 30 dias seguintes à data prevista para a realização do evento, emitir um parecer acerca das a serem tomadas resultantes da gravidade do cancelamento.